sexta 02 de setembro de 2016
Home » posts

CONTATO NO MUNDO PÓS-MODERNO (CENA 11)

8 novembro 2009 Nenhum comentário

cENA 11 -SALVA

O Cena 11 trouxe para a Bienal uma instigante discussão que bem representa uma angústia do mundo pós-moderno:  as ações e reações do homem diante da aproximação física do outro (e de sua falta de), num mundo mediado pela tecnologia.

Vimos isso acontecer em Embodied Voodoo Game, onde o espectador/coreógrafo decide os contatos/ações entre os bailarinos/intérpretes, que portam-se como verdadeiros vodus. Abaixo, trecho da performance encenada no Itaú Cultural.

De forma agressiva, o Cena 11 parece nos cutucar, instigar reações, nos despertar.

Em SIM – Ações integradas de consentimento para ocupação e resistência/ ação# 3,  senti na pele isso ocorrer novamente. Ao lado de outros espectadores enjaulados em uma caixa preta, reagíamos à “invasão” de espaço, ao contato físico dos intérpretes, que insistiam em tomar conta do lugar à sua maneira. Com o corpo, ora dizíamos não à ocupação do grupo, ora dizíamos sim.

Surpreendidos ao final pela presença da platéia que nos assistia o tempo todo pelas câmeras, compartilhamos a experiência. Foi marcante me perceber como parte de uma multidão. Teria sido muito interessante se tivéssemos nos organizado em uma contra-coreografia de ocupação de espaços. Mas, tomados pelo momento inusitado e pela pressa de tomar decisões, não nos permitimos nos comunicar. (Márcia Costa)

CENA 11 FOSSO

Deixe seu comentario!

Adicione seu comentario abaixo, ou trackback do seu proprio site. Voce tambem pode se inscrever nos comentarios via RSS.

Seja legal. Mantenha isto limpo. Fique no assunto. Sem spam.