ORNAMENTO DA MASSA
Ornamento da massa é a plataforma de trabalho da artista Andreia Yonashiro inspirada nas idéias de Walter Benjamim, Hannah Arendt e Siegfried Kracauer.
Seus trabalhos questionam a noção de técnica que podemos ter hoje em arte, incluindo não só procedimentos operacionais mas também uma dimensão do conhecimento. Portanto, concebe o ato criativo não restrito aos elementos da linguagem tradicionalmente organizados em distinções claras, do ponto de vista da materialidade da obra. Sua proposta é orientada pelas inquietantes idéias de Walter Benjamim que prevê como as técnicas de reprodução podem ser uma maneira efetiva de entender as dimensões sociais que são fundamentais no conflito que aparentemente delimita o que é a obra e o que não é a obra.
Título do trabalho: UM LEITE DERRAMADO
Coreografia – Andréia Yonashiro
Duração 40 minutos – Espetáculo
Sinopse
Um leite derramado é uma dança entrecortada por dois acontecimentos e um texto com uma mulher vestida de aeromoça em uma sala. As condições para sua criação baseiam-se em pensamentos sobre a vulnerabilidade humana que nos levam a perceber como estamos cercados não só por um certo “sentimentalismo” explorado pelo mundo do consumo, da propaganda, e do capital, mas que atingiu um nível de construção social que nos faz lembrar o fanatismo religioso de alguns povos. Em meio ao fanatismo podemos perder a noção da concretude de algumas coisas simples, como o carinho, o prazer sexual, o prazer intelectual e o prazer de não fazer nada.
Apresentação:
Dia 07 – 17h – Pinacoteca Benedicto Calisto
Ficha Técnica:
Autoria e coreografia: Andréia Yonashiro
Intérpretes: Andréia Yonashiro e Gustavo Palma
Assistente de dramaturgia: Marilene Grama
Figurino e fotografia: Flávia Bertinato
Produção: Ornamento da Massa
e-mail : andreiayonashiro@hotmail.com
Deixe seu comentario!