sexta 02 de setembro de 2016
Home » Reflexões

A arte de permanecer

22 outubro 2009 Nenhum comentário

A arte de permanecer

A Bienal SESC de Dança, que em 2009 traz como tema “Conexões”, integra um conjunto de ações do SESC SP que procuram difundir e democratizar o acesso às formas de arte contemporânea.

As conexões da dança se relacionam com as pessoas, com as realidades sociais, com as múltiplas formas de ser e estar no mundo. Conectar é colocar junto, é propor a aproximação, é entender que não estamos sozinhos.

As formas de conexões na Bienal SESC de Dança acontecem desde a relação com o espaço, com os trabalhos selecionados e em suas trocas de experiência, colocando em evidência a dança e suas problemáticas contemporâneas: as formas de fomento, produção e circulação da linguagem, sua relação com o público, sua memória, seu estado presente e suas possibilidades futuras, compondo um cenário otimista.

Otimismo que pode parecer, à primeira vista, ingênuo. Porém, um otimismo crítico fundamental para evidenciar o quanto se faz necessário a continuidade das ações culturais com dança neste país, independente das condições adversas que encontramos no tempo presente.

Continuar, no entanto, exige mais que otimismo. É preciso um olhar atento e rigoroso para analisar os pretextos que nos impedem de transformar o que nos incomoda. E é essa a importância de permanecer: proporcionar espaços, encontros, reflexões. E entender que uma mudança só acontece a partir de que se esgote um amplo espectro de possibilidades. Se pensarmos assim, estamos apenas começando.

Danilo Santos de Miranda

Diretor Regional do SESC São Paulo

IMG_8418 T Q

Danilo Santos de Miranda, especialista em ação cultural, é diretor do SESC – Serviço Social do Comércio no Estado de São Paulo. É formado em Filosofia e Ciências Sociais, realizou estudos complementares de especialização na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e no IMEDE – Management Development Institute, de Lausanne, Suíça. Foi Presidente do Comitê Diretor do Fórum Cultural Mundial em 2004. Atua como conselheiro da Fundação Itaú Cultural, Museu de Arte Moderna de São Paulo, do Movimento Nossa São Paulo e como membro da Art for the World, na Suíça e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar. Atualmente é vice-presidente continental da Federação Internacional de Esportes para todos – FISpT, vice-presidente da Associação Latino-Americana de Lazer e Tempo Livre, Presidente do comissariado brasileiro do Ano da França no Brasil 2009 e Presidente regional – América Latina e Caribe – do ICSW – Conselho Internacional de Bem Estar Social 2008 – 2010.

Deixe seu comentario!

Adicione seu comentario abaixo, ou trackback do seu proprio site. Voce tambem pode se inscrever nos comentarios via RSS.

Seja legal. Mantenha isto limpo. Fique no assunto. Sem spam.