GRUPO GESTUS
O Grupo Gestus foi criado em 1990 e é formado por bailarinos que, insatisfeitos com os padrões tradicionais de ensino em academias de dança, construíram um núcleo artístico de pesquisa e desenvolvimento criativo.
Dirigido desde a sua criação por Gilsamara Moura o Grupo Gestus possui um trabalho que pretende divulgar e estabelecer novos contatos com pessoas e entidades ligadas à pesquisa em dança. Esteve presente nos principais eventos de dança do Brasil e participou em Festivais no exterior em países como Peru, Colômbia, Alemanha, França, Argentina, Paraguai, Equador e EUA. O Grupo Gestus já foi agraciado pelos prêmios Caravana FUNARTE, Em-Cena Brasil e Klauss Vianna.
Mário Nascimento
Iniciou seus estudos no Brasil em 1978, formando-se em ballet clássico, dança moderna e jazz. Importante e consagrado coreógrafo do meio artístico underground de São Paulo. Convidado a colaborar e criar em importantes companhias do Brasil como Cisne Negro e Ballet da Cidade de São Paulo.
Atualmente é professor convidado da Cia de Dança de Minas Gerais (Palácio das Artes) e Grupo Camaleão.
Gilsamara Moura
Doutora em Comunicação e Semiótica – Artes pela PUC/SP com pesquisa sobre políticas públicas em dança. Bailarina, coreógrafa e atriz, dirige o Grupo Gestus, a Cia. Shuffle Trips e o Centro de Dança, em Araraquara/SP.
Título do trabalho: SALVE: AS BALEIAS E AS CRIANÇAS
Coreografia – Mário Nascimento
Duração 40 min – espetáculo
Sinopse
Salve: as Baleias e as Crianças é um processo criativo em construção que busca dar continuidade à temática ARTE ATIVISTA que o Grupo Gestus tem investigado desde 2004 e experimentado teórica e praticamente nos corpos.
O coreógrafo Mário Nascimento propõe um mergulho no universo frágil e vulnerável em que se encontram as baleias e as crianças.
O espetáculo é um recorte da conseqüência inseparável da modernização e seus efeitos colaterais da construção da ordem e do progresso econômico.
As baleias e as crianças são alguns dos exemplos possíveis no mundo contemporâneo de vítimas do depósito global.
A organização social das baleias é escassa, os indivíduos costumam ser solitários ou vivem em grupos efêmeros que duram apenas algumas horas.
Associando-se às características e descrições, Salve: as baleias e as crianças apresenta um movimento social e político atual e necessário.
O espetáculo é uma realização do Ministério da Cultura – Lei de Incentivo e patrocínio Lupo.
Apresentações:
Dia 07 – 16h30 – Parque Roberto Mário Santini
Dia 08 – 15h – Praça do Aquário Municipal
Ficha Técnica:
Direção: Gilsamara Moura
Concepção e cenografia: Mário Nascimento
Intérpretes: Fábio Costa, Gilsamara Moura, Luzinete Silva, Pablo Lozano, Rafael Otoni e Sabrina Kelly.
Figurino: Elvira Matilde
Produção: Pablo Lozano
Criação e concepção de videografia: Marina Amaral
e-mail : gilsamara@techs.com.br
Deixe seu comentario!