sexta 02 de setembro de 2016
Home » Featured, Grupos Selecionados, posts

GRUPO GESTUS

19 outubro 2009 Nenhum comentário

IMG_5111_baixa

O Grupo Gestus foi criado em 1990 e é formado por bailarinos que, insatisfeitos com os padrões tradicionais de ensino em academias de dança, construíram um núcleo artístico de pesquisa e desenvolvimento criativo.

Dirigido desde a sua criação por Gilsamara Moura o Grupo Gestus possui um trabalho que pretende divulgar e estabelecer novos contatos com pessoas e entidades ligadas à pesquisa em dança. Esteve presente nos principais eventos de dança do Brasil e participou em Festivais no exterior em países como Peru, Colômbia, Alemanha, França, Argentina, Paraguai, Equador e EUA. O Grupo Gestus já foi agraciado pelos prêmios Caravana FUNARTE, Em-Cena Brasil e Klauss Vianna.

Mário Nascimento

Iniciou seus estudos no Brasil em 1978, formando-se em ballet clássico, dança moderna e jazz. Importante e consagrado coreógrafo do meio artístico underground de São Paulo. Convidado a colaborar e criar em importantes companhias do Brasil como Cisne Negro e Ballet da Cidade de São Paulo.

Atualmente é professor convidado da Cia de Dança de Minas Gerais (Palácio das Artes) e Grupo Camaleão.

Gilsamara Moura

Doutora em Comunicação e Semiótica – Artes pela PUC/SP com pesquisa sobre políticas públicas em dança. Bailarina, coreógrafa e atriz, dirige o Grupo Gestus, a Cia. Shuffle Trips e o Centro de Dança, em Araraquara/SP.

Título do trabalho:  SALVE: AS BALEIAS E AS CRIANÇAS

Coreografia – Mário Nascimento

Duração 40 min – espetáculo

Sinopse

Salve: as Baleias e as Crianças é um processo criativo em construção que busca dar continuidade à temática ARTE ATIVISTA que o Grupo Gestus tem investigado desde 2004 e experimentado teórica e praticamente nos corpos.

O coreógrafo Mário Nascimento propõe um mergulho no universo frágil e vulnerável em que se encontram as baleias e as crianças.

O espetáculo é um recorte da conseqüência inseparável da modernização e seus efeitos colaterais da construção da ordem e do progresso econômico.

As baleias e as crianças são alguns dos exemplos possíveis no mundo contemporâneo de vítimas do depósito global.

A organização social das baleias é escassa, os indivíduos costumam ser solitários ou vivem em grupos efêmeros que duram apenas algumas horas.

Associando-se às características e descrições, Salve: as baleias e as crianças apresenta um movimento social e político atual e necessário.

O espetáculo é uma realização do Ministério da Cultura – Lei de Incentivo e patrocínio Lupo.

Apresentações:

Dia 07 – 16h30 – Parque Roberto Mário Santini

Dia 08 – 15h – Praça do Aquário Municipal

Ficha Técnica:

Direção: Gilsamara Moura

Concepção e cenografia: Mário Nascimento

Intérpretes: Fábio Costa, Gilsamara Moura, Luzinete Silva, Pablo Lozano, Rafael Otoni e Sabrina Kelly.

Figurino: Elvira Matilde

Produção: Pablo Lozano

Criação e concepção de videografia: Marina Amaral

e-mail : gilsamara@techs.com.br

Deixe seu comentario!

Adicione seu comentario abaixo, ou trackback do seu proprio site. Voce tambem pode se inscrever nos comentarios via RSS.

Seja legal. Mantenha isto limpo. Fique no assunto. Sem spam.