ALAIN BUFFARD
Alain Buffard nasceu em 1960 e vive e trabalha em Paris. Começou a dançar em 1978 com o Alwin Nikolais no Centre National de Danse Contemporaine (CNDC) em Angers onde continuou treinando com Viola Farber em 1982. Dançou com os coreógrafos Brigitte Farges, Daniel Larrieu e Régine Chopinot entre outros. Paralelamente às performances, tornou-se também um associado na Galerie Anne de Villepoix, além de ter sido correspondente para dois jornais diários noruegueses para os quais escreveu sobre as artes visuais em França de 1990 a 1992.
Em 1996, encontrou-se com dois indivíduos que mudariam para sempre a sua vida, Yvonne Rainer, durante a remontagem do seu projeto Continuous project – altered daily pelo Quatuor Albrecht Knust, e Anna Halprin, com quem trabalhou após lhe ter sido concedido um notório prêmio Villa Medecis “hors le murs”. Também dirigiu os filmes Des Faits et des gestes (2001) e My lunch with Anna (2005). Apresentou uma exposição chamada Umstellung – Umwandlung (2005) no Tanzquartier em Viena, uma comissão do programa de arte Siemens.
Título do trabalho: (NOT) A LOVE SONG (Não) Uma Canção de Amor
Coreografia – Allain Buffard
Duração 55 min – espetáculo
Sinopse
(Not) a Love Song é a exploração de um novo material cinematográfico, onde a memória das poses, da luz, das vozes, dos gestos, de toda a cena de campo e do artifício se transforma num novo gênero: o musical trágico.
As músicas tanto suportam o enredo como as três personagens femininas que vão emergir das nossas memórias cinematográficas coletivas. Relações, sadismo, co-dependência e paixão desenvolvem este drama que lida com a perda do objeto amoroso e a perda da identidade.
Em (Not) a Love Song, cinema e show business servem de metáfora para a nossa condição em que o fascínio pelo duplo de alguém desdobra-se mais aberta e livremente do que no mundo real.
Para que a troca de identidades fosse eficaz, Alain Buffard procurou performers artisticamente ricos, complexos, versáteis e polifórmicos.
Apresentações:
Dia 03 – 21h – Teatro (SESC Santos)
Ficha Técnica:
Concepção: Alain Buffard
Com: Miguel Gutierrez, Vera Mantero, Claudia Triozzi, Vincent Ségal
Adaptação musical: Vincent Ségal
Design de luz: Yves Godin
Design de figurino: Miguel Gutierrez – Yohji Yamamoto and Casey Vidalenc, Vera Mantero – Chanel, Claudia Triozzi – Christian Lacroix, Vincent Ségal – Casey Vidalenc fotografia Marc Domage.
Diretor técnico: Christophe Poux
Som: engineer Félix Perdreau
Execução das cadeiras: Claire Vaysse
Produção: Tanguy Accart and Hélène Joly
Produção/Santos: Cena Cultural Produções-Julia Gomes.
As apresentações de Allain Buffard no Brasil são parte integrante de « França.Br 2009 ». O Ano da França no Brasil (21 de abril a 15 de novembro), é organizado:
na França pelo Comissariado geral francês, pelo Ministério das Relações Exteriores e Européias, pelo Ministério da Cultura e da Comunicação e por Culturesfrance.
No Brasil: pelo Comissariado geral brasileiro, pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério das Relações Exteriores.
Deixe seu comentario!