sexta 02 de setembro de 2016
Home » Grupos Convidados, Headline

ALAIN BUFFARD

19 outubro 2009 Nenhum comentário

not-aLoveSong2

 

Alain Buffard nasceu em 1960 e vive e trabalha em Paris. Começou a dançar em 1978 com o Alwin Nikolais no Centre National de Danse Contemporaine (CNDC) em Angers onde continuou treinando com Viola Farber em 1982. Dançou com os coreógrafos Brigitte Farges, Daniel Larrieu e Régine Chopinot entre outros. Paralelamente às performances, tornou-se também um associado na Galerie Anne de Villepoix, além de ter sido correspondente para dois jornais diários noruegueses para os quais escreveu sobre as artes visuais em França de 1990 a 1992.

Em 1996, encontrou-se com dois indivíduos que mudariam para sempre a sua vida, Yvonne Rainer, durante a remontagem do seu projeto Continuous project – altered daily pelo Quatuor Albrecht Knust, e Anna Halprin, com quem trabalhou após lhe ter sido concedido um notório prêmio Villa Medecis “hors le murs”. Também dirigiu os filmes Des Faits et des gestes (2001) e My lunch with Anna (2005). Apresentou uma exposição chamada Umstellung – Umwandlung (2005) no Tanzquartier em Viena, uma comissão do programa de arte Siemens.

 

Título do trabalho: (NOT) A LOVE SONG (Não) Uma Canção de Amor

 Coreografia – Allain Buffard

 Duração 55 min – espetáculo

 

Sinopse

 

(Not) a Love Song é a exploração de um novo material cinematográfico, onde a memória das poses, da luz, das vozes, dos gestos, de toda a cena de campo e do artifício se transforma num novo gênero: o musical trágico.

As músicas tanto suportam o enredo como as três personagens femininas que vão emergir das nossas memórias cinematográficas coletivas. Relações, sadismo, co-dependência e paixão desenvolvem este drama que lida com a perda do objeto amoroso e a perda da identidade.

Em (Not) a Love Song, cinema e show business servem de metáfora para a nossa condição em que o fascínio pelo duplo de alguém desdobra-se mais aberta e livremente do que no mundo real.

Para que a troca de identidades fosse eficaz, Alain Buffard procurou performers artisticamente ricos, complexos, versáteis e polifórmicos.

 

Apresentações:    

Dia 03 – 21h – Teatro (SESC Santos)

 

Ficha Técnica:

Concepção:  Alain Buffard

Com:  Miguel Gutierrez, Vera Mantero, Claudia Triozzi, Vincent Ségal

Adaptação musical: Vincent Ségal

Design de luz:  Yves Godin

Design de figurino:  Miguel Gutierrez – Yohji Yamamoto and Casey Vidalenc, Vera Mantero – Chanel, Claudia Triozzi – Christian Lacroix, Vincent Ségal – Casey Vidalenc fotografia  Marc Domage.

Diretor técnico: Christophe Poux

Som: engineer Félix Perdreau

Execução das cadeiras:  Claire Vaysse

Produção: Tanguy Accart and Hélène Joly

Produção/Santos: Cena Cultural Produções-Julia Gomes. 

As apresentações de Allain Buffard no Brasil são parte integrante de « França.Br 2009 ». O Ano da França no Brasil (21 de abril a 15 de novembro), é organizado:
na França pelo Comissariado geral francês, pelo Ministério das Relações Exteriores e Européias, pelo Ministério da Cultura e da Comunicação e por Culturesfrance.
No Brasil: pelo Comissariado geral brasileiro, pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério das Relações Exteriores.

Deixe seu comentario!

Adicione seu comentario abaixo, ou trackback do seu proprio site. Voce tambem pode se inscrever nos comentarios via RSS.

Seja legal. Mantenha isto limpo. Fique no assunto. Sem spam.