sexta 02 de setembro de 2016
Home » Featured, Grupos Selecionados, posts

GRUPO QUITANDA

19 outubro 2009 Nenhum comentário

Um-Alemão-Chamado-Severino_2_baixa

O Quitanda surgiu em 2006 no intuito de investigar Dança Contemporânea. O que no princípio se apresentava como um grupo de dança, hoje se configura como um lugar transitável onde artistas se encontram movidos pelo exercício e vontade de fazer arte. Nessa proposta de organização em coletivo, trabalhamos com três eixos de colaboração: Produção Crítica sobre os processos em criação, Produção Executiva e Produção Artística.

Giltanei Amorim

Iniciou seus contatos com arte através do teatro, tendo se formado em ator pelo Curso Profissionalizante da Sitorne. Ingressou no Grupo Dimenti como artista colaborador, onde teve as primeiras experiências com dança contemporânea. No ano de 2006, ingressou na Escola de Dança da UFBA onde integrou o núcleo de intérpretes do Grupo de Dança Contemporânea da UFBA, dirigido por Leda Muhana. Desde 2006 o Quitanda desenvolve investigação artística buscando imbricar linguagens distintas no processo de criação em dança, tendo sido contemplado por quatro editais da FUNCEB, envolvendo o projeto Quarta que Dança, Edital de Montagem de Espetáculos de Dança Yanka Rudzka e Calendário de Apoio para Circulação de Espetáculo nos espetáculos “Seu João Ninguém”, “Inbox” e “Um Alemão Chamado Severino”.

Título do trabalho: UM ALEMÃO CHAMADO SEVERINO

Coreografia – Giltanei Amorim

Duração 180 min – instalação coreográfica

Sinopse

O espetáculo transita em tipos e níveis de estranheza para promover a reflexão sobre os encontros, processos que reconhecem as tensões nas fronteiras que aproximam contextos e abrem a possibilidade de repensar o outro e o mundo.

Envolvidos numa empreitada que articula linguagens e concebe a arte como um fazer despreocupado com categorias estanques, os artistas do Quitanda dão a cara a tapa e provocam os fruidores da obra, convidando-os a experienciar situações não-habituais. Neste aspecto, Um Alemão Chamado Severino borra concepções dualistas entre público e obra e se completa, de forma singular, no corpo-fruidor.

Projeto contemplado pelo Edital Yanka Rudzka 2008, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).

Apresentações:

Dia 01 – 20h – Convivência | (SESC Santos)

De 03 a 08 – 18h – Convivência | (SESC Santos)

Ficha Técnica:

Direção: Giltanei Amorim

Concepção: Quitanda

Intérpretes – criadores: Joane Bittencourt, Leonardo França, Leo Resende, Mab Cardoso e Paula Carneiro.

Figurino: Dandara Baldez

Preparação corporal (Kenpó): Dandara Baldez

Produção: Thiago Enoque, Paula Carneiro e Naia Pratta e Laura Pacheco

Fotografia e Desenho Sonoro: Aldren Lincoln

Iluminação: Milianie Lages Matos

Marceneiro: Jayme Reis

Edição de Imagens: Débora Freire

Câmera: Giltanei Amorim

Assistente de Câmera: Paula Carneiro

e-mail : grupoquitanda@htmail.com

Deixe seu comentario!

Adicione seu comentario abaixo, ou trackback do seu proprio site. Voce tambem pode se inscrever nos comentarios via RSS.

Seja legal. Mantenha isto limpo. Fique no assunto. Sem spam.