QUENTE E CONECTADA, ASSIM COMEÇA A BIENAL SESC DE DANÇA
A 6ª edição da Bienal Sesc de Dança não poderia ter começado mais quente. Neste domingo (dia 1º), 11 bailarinas santistas de vários grupos da Cidade apresentaram a performance Jogos Coreográficos, de Lígia Tourinho, do Rio de Janeiro, sob um sol de 30 graus, na Estação da Cidadania, no Parque Roberto Mário Santini e na Praça do Aquário.
Acompanhando a performance no Parque Roberto Mário Santini, em frente ao mar, pude perceber logo de início o tema Conexões do evento deste ano sendo colocado em prática. Foi perfeita a integração da coreografia e do impro viso das bailarinas e de Lígia Tourinho com o espaço, um parque público ao ar livre; e sua relação com o público, formado por santistas frequentadores do parque e turistas de passagem pela Cidade neste feriado prolongado.
Famílias, crianças e jovens pararam atentamente para assistir à performance e, quem quis, pôde participar dela criando o seu próprio jogo coreográfico. Em dois microfones, o público dirigiu os movimentos das jogadoras-intérpretes, numa prova de que todos nós sabemos e podemos “dançar”. Belos e livres desenhos e movimentos saíram da coreógrafa oficial, Lígia Tourinho, das bailarinas – que mantiveram a firmeza apesar do sol – e do público. Nesta performance, dois garotos e um rapaz assumiram as rédeas da coregrafia, entrando no jogo. Um dos momentos do espetáculo foi quando, ao se confundir, o menininho pediu que a intérprete de amarelo ficasse ‘pelado’ em vez de ‘parado’.
Ele não foi atendido, obviamente. Mas f oi um caso isolado. Ao som de MPB e samba, as bailarinas dançaram o que elas, a coreógrafa e o público pediram, comprovando a conexão da dança contemporânea e a sua transcendência de espaço, tempo e regras. A performance Jogos Coreográficos, premiada pela Funarte e Petrobras e apresentada já no Rio de Janeiro, Goiânia e Piauí, mostra que a dança atual está mais próxima do que o público imagina. Todos estamos conectados a ela, no dia a dia, nos movimentos que fazemos, andar, sentar, levantar, correr e até parar.
Na programação da Bienal Sesc de Dança, você verá que a performance Jogos Coreográficos se repete em espaços abertos pela Cidade. Vale a pena jogar esse jogo. Divirta-se!
Fernanda Mello (jornalista da área de cultura, fez cobertura da área de dança e dançou em grupos da Cidade)
Deixe seu comentario!