sexta 02 de setembro de 2016
Home » posts

QUENTE E CONECTADA, ASSIM COMEÇA A BIENAL SESC DE DANÇA

2 novembro 2009 Nenhum comentário
Lance de Jogos Coreográficos (foto de Marina Pacheco)

Lance de Jogos Coreográficos (foto de Marina Pacheco)

A 6ª edição da Bienal Sesc de Dança não poderia ter começado mais quente. Neste domingo (dia 1º), 11 bailarinas santistas de vários grupos da Cidade apresentaram a performance Jogos Coreográficos, de Lígia Tourinho, do Rio de Janeiro, sob um sol de 30 graus, na Estação da Cidadania, no Parque Roberto Mário Santini e na Praça do Aquário.

Acompanhando a performance no Parque Roberto Mário Santini, em frente ao mar, pude perceber logo de início o tema Conexões do evento deste ano sendo colocado em prática. Foi perfeita a integração da coreografia e do impro viso das bailarinas e de Lígia Tourinho com o espaço, um parque público ao ar livre; e sua relação com o público, formado por santistas frequentadores do parque e turistas de passagem pela Cidade neste feriado prolongado.

Famílias, crianças e jovens pararam atentamente para assistir à performance e, quem quis, pôde participar dela criando o seu próprio jogo coreográfico. Em dois microfones, o público dirigiu os movimentos das jogadoras-intérpretes, numa prova de que todos nós sabemos e podemos “dançar”. Belos e livres desenhos e movimentos saíram da coreógrafa oficial, Lígia Tourinho, das bailarinas – que mantiveram a firmeza apesar do sol – e do público. Nesta performance, dois garotos e um rapaz assumiram as rédeas da coregrafia, entrando no jogo. Um dos momentos do espetáculo foi quando, ao se confundir, o menininho pediu que a intérprete de amarelo ficasse ‘pelado’ em vez de ‘parado’.

Ele não foi atendido, obviamente. Mas f oi um caso isolado. Ao som de MPB e samba, as bailarinas dançaram o que elas, a coreógrafa e o público pediram, comprovando a conexão da dança contemporânea e a sua transcendência de espaço, tempo e regras. A performance Jogos Coreográficos, premiada pela Funarte e Petrobras e apresentada já no Rio de Janeiro, Goiânia e Piauí, mostra que a dança atual está mais próxima do que o público imagina. Todos estamos conectados a ela, no dia a dia, nos movimentos que fazemos, andar, sentar, levantar, correr e até parar.

Na programação da Bienal Sesc de Dança, você verá que a performance Jogos Coreográficos se repete em espaços abertos pela Cidade. Vale a pena jogar esse jogo. Divirta-se!

Fernanda Mello (jornalista da área de cultura, fez cobertura da área de dança e dançou em grupos da Cidade)

Deixe seu comentario!

Adicione seu comentario abaixo, ou trackback do seu proprio site. Voce tambem pode se inscrever nos comentarios via RSS.

Seja legal. Mantenha isto limpo. Fique no assunto. Sem spam.