sexta 02 de setembro de 2016
Home » posts

A BIENAL DO PÚBLICO

10 novembro 2009 Nenhum comentário

Apresentação do espetáculo CORPOMANCIA - UM JOGO DE DANÇA EM CENA

Apresentação do espetáculo CORPOMANCIA - UM JOGO DE DANÇA EM CENA

Esta Bienal está chegando ao fim, e algumas conclusões vêm à tona. A principal delas é de que a dança está muito mais próxima do público. Para usar o tema do evento, conectada. Desde o último dia 1º, o que se viu foi uma série de espetáculos, intervenções e performances onde as pessoas da plateia escolhem a música, dão temas e opiniões, dirigem movimentos dos bailarinos, o local da performance e o seu tempo.
Ficou claro em trabalhos como Jogos Coreográficos, protagonizado por bailarinos de Santos, Jogos de Dança II e III, do Coletivo Gt´aime + Silenciosas (São Paulo), e no Espaço para Dança, do Angioma Organismo de Arte (Minas Gerais), só para citar alguns exemplos.
Em Jogos Coreográficos, o público escolhe a bailarina, a música e o movimento que ela deve fazer, como se fosse um jogo infantil. Em Jogos de Dança II e III, mais precisamente o III, ocorre uma coreografia coletiva entre bailarinos e pú blico – mais as crianças aderiram – em que uns imitam os outros e vice-versa. Em Jogos de Dança II, o tema da coreografia é dado pelo público e os bailarinos improvisam.
No Espaço para Dança, do Angioma Organismo de Arte, a bailarina Cris Oliveira vai até as pessoas que passam na rua para que estas escolham música, figurino, espaço e estilo da coreografia. Ela obedece direitinho os pedidos populares.
Depois, com o gostinho de quero mais, é o público que a segue para ver qual será a próxima surpresa do seu espetáculo.
No final, as perguntas desta bienal são: “O que você quer eu dance”? “O que você pensa e sente sobre a minha dança?”. E a afirmação é a seguinte: “Dançe a sua maneira”. (Fernanda Mello)

Deixe seu comentario!

Adicione seu comentario abaixo, ou trackback do seu proprio site. Voce tambem pode se inscrever nos comentarios via RSS.

Seja legal. Mantenha isto limpo. Fique no assunto. Sem spam.